top of page
  • Foto do escritorPaulo Roberto Salomão

Consulta ao abono do PIS/Pasep apresentando erro? Saiba como solucionar


O abono salarial do PIS/Pasep 2023, referente ao ano-base de 2021, já está disponível para consulta. No entanto, algumas pessoas têm enfrentado dificuldades na hora de acessar as informações relacionadas ao benefício, recebendo mensagens de erro ao tentar consultá-las.


Essas dificuldades podem estar relacionadas a alguns fatores, como o preenchimento incorreto dos dados do PIS/Pasep, a falta de atualização das informações na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no e-social, além de confusões em relação aos requisitos básicos para receber o abono. Como consultar o abono PIS/Pasep 2023


Para consultar o abono salarial do PIS/Pasep, é possível utilizar dois aplicativos: o Carteira de Trabalho Digital e o Caixa Trabalhador. Ambos têm a opção de consulta de benefícios e do abono salarial, permitindo ao trabalhador saber qual valor será pago, a data de recebimento e o banco responsável pelo depósito.

Caso o trabalhador tenha preenchido corretamente os dados e mesmo assim receba uma mensagem de erro ao tentar consultar o abono, é importante contatar o empregador para verificar se as informações foram informadas corretamente na Rais.

Por que deu erro ao consultar o abono PIS/Pasep?

É fundamental estar atento aos requisitos necessários para receber o abono salarial, como ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, recebido remuneração de até dois salários mínimos mensais, possuir cadastro no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos e ter sido cadastrado corretamente pelo empregador na Rais.

Como saber o número do PIS/Pasep

Para saber o número do PIS/Pasep, é possível acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Tem ou o site do CNIS e do Meu INSS. Além disso, a central de atendimento da Previdência Social, pelo número telefônico 135, pode ser consultada, escolhendo a opção 5 para solicitar os dados do PIS/Pasep. O Caixa Cidadão, pelo número 0800-7260207, também oferece suporte todos os dias da semana, 24 horas por dia.


Quem tem direito a receber o abono salarial PIS/Pasep?

Para poder receber o benefício, é preciso cumprir alguns requisitos, entre os quais estão:


Ter trabalhado de maneira formal no ano-base por, pelo menos, 30 dias;

Ter recebido até dois salários mínimos por mês como remuneração;

Ter cadastro há, pelo menos, cinco anos no PIS/Pasep;

O empregador precisa cadastrar seus funcionários na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Em resumo, é essencial que o trabalhador verifique se atende a todos os requisitos para receber o abono salarial e confira seus dados antes de consultar o benefício para evitar erros. Caso ocorra algum problema, é importante contatar o empregador ou as centrais de atendimento disponíveis para solucionar a questão.


Paulo Roberto Salomão

Especialista em Direito Administrativo, Previdenciário e do Trabalho, MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduado em Higiene Ocupacional, Bacharel em Administração Pública e Ciências Contábeis. Sócio e consultor na empresa Foccus Consultoria.

214 visualizações0 comentário

TENHA UMA CONSULTORIA PERSONALIZADA PARA SUA EMPRESA.

bottom of page