top of page
  • Foto do escritorFoccus Consultoria

6 MANEIRAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA EQUIPE

Atualizado: 4 de dez. de 2022

Produtividade no trabalho está diretamente ligada a agilidade de um negócio, capacidade de trabalho de uma pessoa, eficiência, otimização e até mesmo o valor de um serviço no mercado, e por isso é tão importante para uma gestão de RH. É preciso atuar de forma estratégica, procurando conciliar rendimento, lucro e bem-estar dos trabalhadores. Assim, estipulamos 6 maneiras para aumentar a produtividade da equipe.

Aumentar a produtividade dos colaboradores é o primeiro passo para a sua empresa prosperar. Você se pergunta como anda a produtividade da sua equipe de gestão de pessoas? Quais são os gargalos que estão impedindo a alta performance? O que pode ser mudado?

Continue a leitura e saiba como aumentar produtividade da equipe!

Qual a importância da produtividade na empresa?

Manter os colaboradores produtivos auxiliam no crescimento da empresa, melhora o relacionamento entre os colegas e torna a empresa competitiva. Isso porque empresas mais produtivas conseguem se planejar e garantir uma presença mais consolidada no mercado, pois focam naquilo que é realmente estratégico para o negócio, daí a importância da produtividade na empresa.

6 maneiras para aumentar a produtividade da equipe

1. Foco na qualificação

Contratar ótimos profissionais não garante que eles continuarão mantendo sempre todas as qualificações necessárias para suas funções. É sempre importante investir em treinamentos para melhorar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também as comportamentais, e assim garantir uma produtividade satisfatória.

O incentivo deve ser constante para que se mantenham atualizados sobre as melhores práticas de suas funções, desenvolvam seus talentos e sejam inovadores. Os colaboradores vão estar em constante crescimento e sempre aprendendo sobre coisas novas que irão ajudar no dia a dia de trabalho. Com isso, você garante times de alta performance para a organização.

2. Definição clara de papéis e responsabilidades

Muitas vezes, o colaborador pode não entender exatamente o que é esperado dele, mas evita fazer muitas perguntas com receio de ser visto como incompetente. Além disso, problemas na definição de responsabilidades muitas vezes causam prejuízos na produtividade, pois o colaborador não saberá exatamente o que deve ser feito.

É preciso sempre deixar clara a ordem de prioridades para que não restem dúvidas. O ideal é deixar um canal aberto entre os colaboradores e sua gestão que permita esclarecimentos sem recriminação.

O RH deve, ainda, acompanhar a equipe, certificando-se que todos estão atendendo às expectativas, as metas e as prioridades definidas, dando feedbacks contínuos ou mesmo realizando avaliações de desempenho.


3. Abertura de comunicação e cultura produtiva

A comunicação eficiente é um dos pilares primordiais para uma boa gestão de RH. Sem uma boa comunicação interna e externa, os problemas como funcionários desmotivados e improdutivos, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos logo aparecem.

A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Ao mesmo tempo, os colaboradores devem sentir liberdade para propor e tentar melhorias na organização.

Uma boa alternativa é programar feedbacks e reuniões mensais individuais para que você possa se manter atualizado sobre como os colaboradores estão se sentindo e o que podem precisar de você para melhor contribuir com o time.

4. Motivação e reconhecimento dos colaboradores

Obviamente, funcionários felizes produzem mais, o que está intimamente ligado à motivação individual de cada um. Ter seu trabalho reconhecido é algo que supera a maior parte das outras ações de motivação realizadas por diversas empresas, por exemplo. Isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados e passem a se dedicar ainda mais no ambiente de trabalho.

Um estudo da Harvard Business Review, apresentado pela 99Jobs, mostrou que a melhoria da motivação na equipe pode elevar os lucros em até 47%. Ainda, o mesmo material indicou que pessoas satisfeitas, felizes e motivadas são até 50% mais produtivas.

O reconhecimento pode ser manifestado de forma financeira, através de aumentos de salários, bônus e gratificações, ou também de formas não financeiras como reconhecimento verbal, oportunidades de crescimento e aprendizado, entre outras.

5. Atenção nas métricas de produtividade

Estar atento ao nível de absenteísmo, reclamações dos funcionários, aparência do escritório, indisciplina e efetividade da comunicação entre os colaboradores e seus gestores estão intimamente ligados ao fator produtividade. Assim, será possível identificar problemas de produtividade previamente, e assim estabelecer algumas ações capazes de controlá-las.

Outro ponto importante é também o estabelecimento de critérios de produtividade por departamento ou função, pois facilita a criação de indicadores quantificáveis para medir de maneira objetiva o quanto o ambiente está sendo produtivo e o que poderia ser feito para melhorar.

Há diversos modelos de métricas e até sistemas que podem ajudar na definição e monitoramento das métricas de produtividade.

6. Tecnologia e Ferramentas

Ferramentas e tecnologias que permitam aos colaboradores acelerar processos, diminuir a burocracia desnecessária e automatizar tarefas manuais devem ser consideradas como grandes aliados da produtividade da equipe.



Adotar esse tipo de ferramenta para seus colaboradores em seu dia a dia, é uma forma de fazer com que eles possam focar em decisões mais estratégicas, sem contar no acesso a fontes de informações centralizadas e confiáveis.

Conclusão

Está claro que a produtividade está ligada ao alcance de bons resultados, daí a importância de ser bem cultivada. Existem diversas maneiras para aumentar a produtividade da equipe para que trabalhem com seu potencial máximo. Aliado a boas técnicas, o gestor, deve sobretudo, comunicar-se claramente com a equipe para mantê-la motivada e bem direcionada rumo aos objetivos da empresa.


10 visualizações0 comentário

TENHA UMA CONSULTORIA PERSONALIZADA PARA SUA EMPRESA.

bottom of page